domingo, 22 de novembro de 2009

BD-Normalização de Tabelas

Técnica de analise e organização de dados que visa determinar a melhor composição para uma
estrutura de dados. Os principais objetivos são:

- Eliminar anomalias que dificultam as operações sobre os dados.
- Minimizar as redundâncias e o conseqüentes riscos de inconsistências.
- Reduzir e facilitar as manutenções

Primeira Forma Normal.
Consiste em retirar da estrutura os elementos repetitivos, ou seja, aqueles dados que podem compor uma estrutura de vetor. Podemos afirma que uma estrutura está normalizada na 1FN, se não possuir elementos repetitivos.

Segunda Forma Normal.
Consiste em retirar das estruturas que possuem chaves compostas (campo chave sendo formado por mais de um campo), os elementos que são funcionalmente dependente de parte da chave. Podemos afirmar que uma estrutura está na 2FN, se ela estiver na 1FN e não possuir campos que são funcionalmente dependente de parte da chave.

Terceira Forma Normal.
Consiste em retirar das estruturas os campos que são funcionalmente dependentes de outros campos que não são chaves. Podemos afirmar que uma estrutura está na 3FN, se ela estiver na 2FN e não possuir campos dependentes de outros campos não chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Profissional da area de informática desde os XT. Casado 3 filhos. Programando atualmente em Delphi,Clipper com xHarbour e PHP as vezes. Já programei em VB, era o rei dos bats,rs algumas experiências com C++, C#.Net e Java. Fã de documentários de ciências e tecnologias