segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

POO – Programação Orientada a Objetos

POO – Programação Orientada a Objetos
No ambiente POO consegue-se criar e manipular objetos, mas em um ambiente baseado em objetos (POE – Programação Orientada a Eventos) só é possível manipular os objetos.
POO contem POE, mas POE não contem POO

Princípios da POO

Encapsulação: “Data Hiding” é o mecanismo interno do objeto ou da classe do objeto, “escondido/oculto” do usuário da classe. A encapsulação impede que o usuário da classe veja seu funcionamento interno. O usuário sabe o que a classe faz, mas, não sabe como o serviço é feito. A construção da classe por definição cria tipos de dados encapsulados. Os usuários da classe só poderão acessar o que o implementador da classe autorizar

Herança:
um objeto ou classe nem sempre são criados do zero. Eles podem “herdar” atributos e ações de outras já existentes sem duplicar qualquer codificação. Só sera necessário especificar o que for diferente da classe existente “classe-pai” a nova classe é denominada de “sub-classe” onde a classe-pai é chamda de “super-classe”. A herança é responsável pela grande reutilização de codificação nos sistemas OO (Orientados a Objetos).

Polimorfismo: é a capacidade de uma rotina ou método funcionar com qualquer classe que implemente (programe) os métodos necessários à ela.

Ligação: Quando um objeto conecta uma de suas ações a outro

Embutimento: Permite a um objeto incorporar funções de outros

Abstração de dados: Abstrair significa transmitir as características relevantes do objeto no mundo para o sistema.
Ex: Um produto na abstração para a assistência técnica a matéria prima não é relevante, na abstração de uma venda o preço a garantia a quantidade em estoque são relevantes.

Podemos der diversos tipos de abstração.

Devemos criar uma classe do simples para o complexo, trabalhar com a abstração do pequeno para o grande, do abstrato para o concreto.
Ex: Antes de criar a classe Conta Corrente, deve se criar a classe Conta.
Antes de criar a classe Cliente Pessoa Física deve se criar a classe Cliente.

Independência de dados: Quando se altera um nível inferior de um objeto ou classe sem que haja a necessidade de se alterar o nível superior do mesmo.

ACS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Profissional da area de informática desde os XT. Casado 3 filhos. Programando atualmente em Delphi,Clipper com xHarbour e PHP as vezes. Já programei em VB, era o rei dos bats,rs algumas experiências com C++, C#.Net e Java. Fã de documentários de ciências e tecnologias